Os 14 melhores comerciais do Super Bowl 2023

Passei a manhã desta segunda-feira assistindo aos melhores comerciais do mundo, ou pelo menos aqueles que deveriam ser, já que foram veiculados no espaço publicitário mais caro do planeta. Um dos muitos benefícios da minha profissão é esse: poder ficar horas assistindo horas de YouTube (rs).

Na noite do Super Bowl LVII, cerca de 50,2 milhões de pessoas, somente nos Estados Unidos, assistiram, além de um jogo sensacional, aos maiores lançamentos da propaganda mundial. Assim como o show do intervalo, que este ano teve a cantora mais rica do mundo (entre cantoras e cantores), Rihanna, os comerciais no intervalo do Super Bowl são um evento à parte, as pessoas não trocam de canal, pelo contrário, ficam ansiosas pelos comerciais que divertem e emocionam. Repletos de estrelas de Hollywood, os filmes publicitários ditam o que será tendência na comunicação durante o ano.

Eu assisti a todos os anúncios e separei os 14 melhores (na minha opinião). Mas antes, algumas observações importantes:

Muitos comerciais são superproduções, parecem até filmes da Marvel, e não é à toa. Mas a sensação é que algumas marcas deram tanta atenção à produção audiovisual que acabaram deixando o roteiro sem segundo plano. Sabe aquela sensação de “legal, mas tá, e aí?” Foi o que eu senti com o filme de algumas marcas como Downy, Uber One e Kia (nesse último, fiquei com a sensação de “já vi isso aqui antes”).

Também é importante destacar que alguns comerciais fazem pouco sentido para nós brasileiros. As marcas conversam bastante com a realidade americana e seus hábitos. Algumas piadas acabam ficando sem graça por aqui.

Outra situação que achei curiosa e que se mostra como uma forte tendência é o co-marketing ou co-branding, como preferir. Marcas como GM e Netflix, Heineken e Marvel, e PopCorners com Breaking Bad.

Mas chega de enrolação, vamos pra lista:

14 – Avocados From Mexico:

Como o mundo seria se Eva tivesse mordido um abacate e não uma maçã? Simples e engraçadinho.

13 – Hellmann’s:

Trocadilhos quase sempre são sucesso! Ainda mais se você tem orçamento para contratar gente famosa e dar suporte a piada.

Na verdade, esse aqui só entrou na minha lista por causa do Don Draper e da Capitã Marvel.

 

12 – Popeyes:

Quando um MEME vira uma celebridade. Lembra dele? “From memes to dreams.”

 

11 – Jeep:

O anúncio de 60 segundos mostra animais dançando ao lado das versões elétricas híbridas dos modelos da Jeep. Ele está aqui pelo conjunto da obra: animação, trilha e produto. Mas é um daqueles que deixa a sensação de: já vi isso antes.

 

10 – Bud Light:

Estrelas: eles são como nós.

Milles Teller e sua esposa Keleigh Sperry estrelam a peça onde mostra que as estrelas passam por situações chatas do dia a dia assim como nós, meros mortais. No filme Keleigh está entediada aguardando o atendimento de um call center quando…

 

9 – Pepsi:

Atuação ou realidade? A Pepsi veiculou duas versões da peça, uma com Ben Stiller e outra com Steve Martin. Aqui vamos com Ben Stiller.
Ótima Big Idea, roteiro, produção, casting e claro…atuação.

 

 

8 – Doritos:

Esse é um daqueles bem malucos, estilo Doritos mesmo. Jack Harlow aparece frustrado buscando inspiração, até olhar para o “triângulo mágico”. O filme é composto por três artistas internacionais e um deles faz a quebra de padrão levando ao ápice do roteiro. Não vou contar mais, assista, é bem divertido.

 

7 – Workday:

A Workday é uma empresa de tecnologia B2B, com ferramentas de gestão empresarial, Rh, Finanças e nuvem corporativa.
Essa foi a prova que não precisa ser chato ao comunicar B2B, ao menos se você tem um orçamento para contratar Ozzy Osbourne e outros astros do rock internacional.

 

6- Miller Lite, Coors Light & Blue Moon:

Um clássico estilo de propaganda americana em exploração da rivalidade das marcas sem medo. Metalinguagem e concorrência, por pouco não ficou no meu top 3.
O anúncio parecia direcionado para um empate previsível entre Coors Light e Miller Lite, o que seria decepcionante. Então, no último segundo, Blue Moon surge do nada para roubar todo o comercial. Que reviravolta!

 

5 – Dunkins:

Enquanto Ben Affleck trabalha em um drive-thru de Dunkin, perguntando aos clientes se eles reconhecem seu rosto de algum lugar, Jennifer Lopez chega na janela perguntando ao marido incrédula: “É isso que você faz quando diz que vai trabalhar? ”
Enquanto Ben sai para explicar, J.Lo faz um pedido…

 

4- GM e Netflix

Por que não um carro elétrico? Com várias referências às séries da Netflix, a peça é engraçada e envolvente. Mas o que me chamou mais a atenção foi essa estratégia de co-marketing entre as duas marcas.

 

3 – T-Mobile

Ah!, as paródias. Se você tem orçamento pra contratar o John Travolta, a chance de errar é muito pequena. Ao som de Grease esse comercial é o famoso “chicletão”, que não sai da cabeça. Já assisti umas 5 vezes. Tell me more, tell me more…

 

2 – Google Pixel

#FixedOnPixel

A big idea é melhor de todas. Um dos comerciais mais criativos da noite. Sound Design incrível, alinhamento da comunicação com o produto, montagem… um espetáculo.

 

1 – PopCorners

O primeiro lugar eu não preciso nem comentar.

Apenas.

Assistam.

 

Propaganda também emociona e diverte. Agora a missão é acompanhar o que essas marcas vão lançar ao decorrer do ano.

Um forte abraço,
Guilherme Dias